terça-feira, 13 de maio de 2008


SER MULHER É...


É viver mil vezes em apenas uma vida, é lutar por causas perdidas e sempre sair vencedora, é estar antes do ontem e depois do amanhã, é desconhecer a palavra recompensa apesar dos seus atos. Ser mulher é caminhar na dúvida cheia de certezas, é correr atrás das nuvens num dia de sol e alcançar o sol num dia de chuva. Ser mulher é chorar de alegria e muitas vezes sorrir com tristeza, é cancelar sonhos em prol de terceiros, é acreditar quando ninguém mais acredita, é esperar quando ninguém mais espera. Ser mulher é identificar um sorriso triste e uma lágrima falsa, é ser enganada e sempre dar mais uma chance, é cair no fundo do poço e emergir sem ajuda. Ser mulher é estar em mil lugares de uma só vez, é fazer mil papéis ao mesmo tempo, é ser forte e fingir que é frágil pra ter um carinho. Ser mulher é se perder em palavras e depois perceber que se encontrou nelas, é distribuir emoções que nem sempre são captadas. Ser mulher é comprar, emprestar, alugar, vender sentimentos, mas jamais dever, é construir castelos na areia, vê-los desmoronados pelas águas e ainda assim amá-las. Ser mulher é saber dar o perdão, é tentar recuperar o irrecuperável, é entender o que ninguém mais conseguiu desvendar. Ser mulher é estender a mão a quem ainda não pediu, é doar o que ainda não foi solicitado. Ser mulher é não ter vergonha de chorar por amor, é saber a hora certa do fim, é esperar sempre por um recomeço. Ser mulher é ter a arrogância de viver apesar dos dissabores, das desilusões, das traições e das decepções. Ser mulher é ser mãe dos seus filhos, e dos filhos de outros e amá-los igualmente. Ser mulher é ter confiança no amanhã e aceitação pelo ontem, é desbravar caminhos difíceis em instantes inoportunos e fincar a bandeira da conquista. Ser mulher é entender as fases da lua por ter suas próprias fases. É ser "nova" quando o coração está à espera do amor, ser "crescente" quando o coração está se enchendo de amor, ser "cheia" quando ele já está transbordando de tanto amor e "minguante" quando esse amor vai embora. Ser mulher é hospedar dentro de si o sentimento do perdão, é voltar no tempo todos os dias e viver por poucos instantes coisas que nunca ficaram esquecidas. Ser mulher é cicatrizar feridas de outros e inúmeras vezes deixar as suas próprias feridas sangrando.

segunda-feira, 24 de março de 2008

Introspecção

No coração ninguém manda
Por mais rude seja a vida
Por mais branda seja a dor
Existe no sentimento
Algo de abstrato
Fazendo inexplicável qualquer divagação
Pela boca não se ouve
O que só os olhos podem falar
Aprazível ou amargo

Ilusão do amor
Que cega a mente

Inunda os sonhos
Clareia o futuro e (des)norteia
Se a dúvida existe
Pergunte à alma
A vida é engraçada, às vezes nos coloca em situações de grande risco! Risco de apostar e se dar mal, risco de confiar e se decepcionar, risco de mergulhar fundo em poça rasa, risco de perder sem ter ao menos ganho! Risco de se aprofundar em cova rasa, risco de tirar os pés do chão, tentar voar e descobrir que as asas são como as de Ícaro! Risco de nos mexermos da cadeira, com medo de perder o seu lugar cativo!
As pessoas pensam que a vida e seus acontecimentos são de uma única face! Ledo engano!!! Como as moedas, nossa vida tem dois lados: o nosso e o do outro. Não podemos analisar as coisas que nos acontecem apenas pelo nosso prisma. Tudo que acontece tem dois significados: um pra você, outro pra a pessoa que está envolvida junto com você na situação, seja lá qual for. Senão vejamos: quando se aponta o dedo para acusar alguém, existem quatro outros voltados pra nós. E quando julgamos que o outro é o “culpado”, esquecemos de perguntar “qual foi minha contribuição para que isso acontecesse?”. Mas é mais fácil e conveniente culpar o outro. É mais fácil e prático! Na vida, quando nos encontramos numa situação de grande impasse, temos a tendência à “lavar as mãos”, como fez Pilatos. É bom deixar a responsabilidade nos ombros dos outros, não? É uma situação bem confortável e não comprometedora! Não, eu não, a responsabilidade é sua, não minha! Mas, pensando bem, isso é justo com o outro??!! Fugir de sua responsabilidade não chega a ser covardia??? Por que será que as pessoas mudam aos nossos olhos quando acontece algo que foge do nosso controle e entendimento? Será que elas mudam mesmo, ou é você que não quer enxergar o que aconteceu mexeu com você de verdade? Será que o fato de você julgar e condenar ao outro como culpado, fugindo de sua parcela de culpa, não é um indício de falta de maturidade e medo de se envolver com as dificuldades da vida? Será que não é um grande problema interior seu de não encarar suas limitações? Quem sabe a situação não seja mais ou menos assim: você mergulha com vontade em um grande lago, profundo e desconhecido, mas que te fascina. Mas a certa altura bate um tremendo medo e insegurança. Então o que você faz? Volta imediatamente à tona, sem tentar chegar ao fundo do lago pra ver e descobrir o que tanto te fascinava na superfície. O medo, a insegurança, o apego ao conhecido, seus “pré-conceitos”, suas limitações, o apego a “sua” realidade, a “seu mundo”, o impedem de explorar até o fim esse misterioso, mas fascinante lago! Então você se revolta, inconscientemente, de ter ido tão longe, de ter apostado tanto, corrido altos risco e, covardemente, retornou e jamais vai saber o que havia de tão belo naquele lago profundo e fascinante. Ao mesmo tempo culpa ao outro por uma incapacidade que é só sua!
Se você sempre age assim em diversas situações de sua vida, amigo, você terá “sua vidinha” comum e bem conhecida preservada, mas vai ser apenas isso que terá. Você não se dá chance de aprender com os erros. Não vai amadurecer pra vida, vai ser o eterno “menininho (a) da mamãe”. E, como disse o poeta, vai passar pela vida e não viver. Pois é, a vida é feita de riscos, apostas e constantes impasses. Portanto, precisamos estar preparados para enfrentá-la, não fugir dela. Pois, do contrário, corremos o risco de nos enterramos numa cova bem rasa ou nos colocarmos em uma redoma intocável! Protegidos, mas infelizes!
Eu tenho que aprender a ser só”

Essa verdade bateu hoje bem forte em mim.
Como se, de repente, meus olhos se desvendassem
E eu visse algo do qual me negava a reconhecer
Eu preciso aprender a ser só....
Repito issp a mim mesma, na minha cabeça
Como se, repetindo, ia ficar registrado e eu não esqueceria!
É difícil digerir isso tudo....
Como é difícil , de repente, encarar o novo.
Eh, isso tudo é muito novo pra mim...
Ser só....Como é isso??!!
Nunca soube o que é ser só!
Mas tenho que digerir o que só hoje tomo consciência.
Estar só!
É uma sensação muito estranha
Uma dor estranha.
Tomar consciência de que se está só!
As lágrimas vêm
Quentes, escorrem pelo rosto
É um misto de sentimentos
Então tenho que me reinventar
Conhecer essa nova pessoa
Esses novo sentimentos
Aprender a ser só!
Estar a sós comigo,
Eu e eu, cara a cara!
Encarar meus medos,
Rever meus planos,
Ajustar meus sentimentos!
É preciso aprender a ser só!
Repito isso a mim mesma,
Como se assim, entendesse melhor.
O que é ser só!
Passa um filme na minha cabeça,
Um turbilhão de pensamentos!
Viajo no tempo e no espaço!
E quanto espaço!
E a frase volta e gira e gira na cabeça
Sou levada por sensações
Sinto-me, de repente, cansada...
Ah! Como entendo o que se passa
Com a largata dentro casulo
Antes de virar uma borboleta.
To sentindo um pouco assim
Presa num casulo!
Sei que preciso sair
Deixar a transformação se completar
Deixar a boboleta que há em mim
Brotar, voar, viver!

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Ninguém se cruza por acaso...
Pessoas entram na sua vida por uma Razão, por uma Estação ou por uma Vida Inteira.
Quando perceber qual motivo é, vai saber o que fazer com cada pessoa.
Quando alguém está em sua vida por uma Razão...é, geralmente, para suprir uma necessidade que você demonstrou...
Elas vêm para auxiliar em uma dificuldade, fornecer apoio e orientação, ajudar física, emocional ou espiritualmente...
Elas poderão parecer dádiva de Deusa,
E São!!!
Elas estão lá pela Razão que você precisa que estejam lá.
Então, se nenhuma atitude errada de sua parte ou em uma hora inconveniente, esta pessoa vai dizer ou fazer alguma coisa para levar essa relação a um fim.
Ás vezes, essas pessoas morrem...
Às vezes, elas simplesmente se vão...
Ás vezes, elas agem e te forçam a tomar uma posição...
O que devemos entender é que nossas necessidades foram atendidas, nossos desejos preenchidos e os trabalhos delas feitos.
As suas orações foram atendidas...
E agora, é tempo de ir.
Quando pessoas entram em nossas vidas por uma Estação...é porque chegou sua vez de dividir, crescer e aprender.
Elas trazem experiências da paz, ou fazem você rir...
Elas poderão ensinar algo que você nunca fez...
Elas, geralmente, dão uma quantidade enorme de prazer...
Acredite!!!
É Real!!!
Mas, somente, por uma Estação.
Relacionamentos de uma Vida inteira...ensina lições para a vida inteira...
Coisas que você deve construir para ter uma formação emocional sólida.
Sua tarefa é aceitar a lição... amar a pessoa e colocar o que você aprendeu em uso, em todos os outros relacionamentos e áreas de sua vida.
É dito que o Amor é cego, mas, a amizade é clarividente...
Obrigado, por ser parte de minha vida!
Trabalhe como se você não precisasse do dinheiro.
Ame como se você nunca tivesse sido magoado.
Dance como se ninguém estivesse observando.
O maior risco da vida é não fazer nada...'
Eu aprendi....
(Camila Tavares)

Que amores eternos podem acabar em 1 noite;
Que grandes amigos podem se tornar ferrenhos inimigos;
Que o amor, sozinho, não tem a força que imaginei;
Que ouvir aos outros é o melhor remédio e o pior veneno;
Que a gente nunca conhece uma pessoa de verdade, afinal gastamos uma vida inteira para conhecer a nós mesmos;
Que confiança não é questão de luxo, e sim de sobrevivência;
Que os poucos amigos que te apoiam na queda, são muito mais fortes do que os muitos que te empurram;
Que o nunca mais nunca se cumpre;
Que o para sempre nem sempre acaba;
Que minha família com suas mil diferenças, está sempre aqui quando eu preciso;
Que ainda não inventaram nada melhor do que colo de mãe desde que o mundo é mundo;Que vou sempre me surpreender, seja com os outros ou comigo;
Que vou cair e levantar milhões de vezes... e ainda não vou ter aprendido tudo....Aprendi que se aprende errando;
Que o silêncio é a melhor resposta, quando se houve uma bobagem
Que os amigos a gente conquista mostrando o que somos
Que os verdadeiros amigos sempre ficam com você até o fim
Que a maldade se esconde atrás de uma bela face
Que não se espera a felicidade chegar, mas se procura por ela
Que quando penso saber de tudo ainda não aprendi nada
Que a natureza é a coisa mais bela na vida
Que amar significa se dar por inteiro
Que um dia pode ser mais importante que muitos anos
Que se pode confessar com a lua
Que se pode viajar além do infinito
Que ouvir uma palavra de carinho faz bem à saúde, que dar um carinho também faz
Que sonhar é preciso
Que o julgamento alheio não é importante
Que o que realmente importa é a paz interior
Aprendi que não se pode morrer
Pra se aprender a viver
PAZ, BEM E AMOR.

"A glória da amizade não é a mão estendida, nem o sorriso carinhoso, nem mesmo a delicia da companhia. É a inspiração espiritual que vem quando você descobre que alguém acreditae confia em você" - Ralph Waldo Emerso