quinta-feira, 16 de julho de 2009

Amigo é o que fala o que o outro não quer ouvir; na relação sólida, o tempo não afasta, adia; pesquisadores tentam explicar a amizade

Amizades, paixões, ternura: temas que, à primeira vista, parecem ser de interesse apenas da vida privada, assunto particular, já atraem pesquisadores de várias ciências, das humanas às médicas.

No Brasil, o Grupo de Pesquisa em Antropologia e Sociologia da Emoção (Grem), especialização ainda pouco conhecida, estuda os mecanismos que sustentam fenômenos considerados subjetivos como as amizades e o modo como estas moldam a sociedade e são moldadas por ela.

"Ao ser amigo, eu deixo de ser singular, tenho regras, mesmo que implícitas, de conduta, de comportamento, de afeto. Amizades fazem com que as pessoas consigam administrar um tipo de vida, ter projetos como indivíduo, atuar e cumprir seu destino na sociedade", diz o antropólogo Mauro Koury, professor da Universidade Federal da Paraíba e coordenador do Grem.

Amizade aqui é entendida como a duradoura, a sólida, ressalva que se faz ainda mais necessária por causa da banalização da palavra -o brasileiro chama de amigo o garçom, o flanelinha e até o desconhecido a quem pede uma informação na rua. Mas as amizades longas são as que contam.

"Amizade que acaba é porque nunca começou. Se não for algo que sai do pragmático, do imediato, não é verdadeiro", diz o filósofo e colunista da Folha Mario Sergio Cortella.
Esse "ciclo longo" de relacionamento, segundo denomina o antropólogo José Guilherme Magnani, do Núcleo de Antropologia Urbana da Universidade de São Paulo, não tem como base o trabalho ou lealdades específicas. A disponibilidade de trocas a longo prazo é o que sustenta as parcerias no decorrer do tempo, diz o antropólogo.

O que faz surgir aquela amizade "para sempre" está além das explicações da razão. "Não é optativo. Todos tropeçam em pessoas com quem teriam esse tipo de relacionamento, mas podem reconhecê-las ou não naquele momento", diz o psicanalista Armando Colognese Jr., supervisor do curso de formação em psicanálise do Instituto Sedes Sapientae, de São Paulo.

Embora não se conheça por completo a química da amizade, Colognese acredita que ela não acontece, pelo menos na forma duradoura e produtiva, com pessoas muito iguais entre si. "A amizade requer aquele raro ponto médio entre semelhança e diferença", escreveu o filósofo norte-americano Ralph Waldo Emerson (1803-1882).

Outra característica que diferencia as amizades de longa data é a possibilidade de confronto sem ruptura. "Se você me importa, eu me incomodo com você. Incomoda-me se você está certo, errado, o que você fala e até a forma de você se vestir", diz Cortella.

Amigo é quem pode falar aquilo que não gostamos de ouvir. O administrador de bufê Walter Pires Jr., 46, viveu essa situação com a fonoaudióloga Gláucia Domingues, 45, sua amiga há mais de 30 anos. Pires conta que, certa vez, disse à Gláucia que discordava do caminho que ela estava tomando no campo sentimental. A resistência da fonoaudióloga a ouvir os conselhos do amigo o levou a encerrar o assunto, mas não sem antes avisar: "Tudo bem, mas não peça mais a minha ajuda". Pires acredita que essa frase tenha feito "cair a ficha" e, passado o tempo regulamentar de cicatrização de mágoas, a amizade voltou a ser o que era.

A possibilidade de superar mágoas também é pressuposto e resultado de amizades duradouras, diz Colognese. Requer maturidade, é óbvio, e também uma das maiores virtudes do ser humano, segundo o psicanalista, que é a capacidade de reconhecer os próprios limites e saber onde procurar o que falta -e a amizade é um espaço privilegiado para essa busca.

As amizades longas são mais raras porque, mesmo que surgidas num golpe do acaso, dão muito mais trabalho. "Amigo pede dinheiro emprestado, bebe, dá um trabalhão, mas você sabe que um dia estará carregando a alça do caixão dele e chorando sua partida sem saber bem o motivo", diz Cortella. É um esforço mais de compreensão e aceitação do diferente do que de convivência física. "Nem é preciso encontrar-se sistematicamente, há um pressuposto de que a amizade exista", diz o antropólogo Mangnani. Na amizade sólida, o tempo é uma contingência. Não afasta, apenas adia.

Ao lado da afinidade e do respeito, a criação de certos rituais reaviva o pacto de confiança ou lealdade que, para Koury, é elemento fundamental da amizade longa. Ele diz que, em certas sociedades, como as indígenas, os rituais são muito precisos, com regras predeterminadas. Na sociedade ocidental, os rituais são criados um pouco aleatoriamente.

Grandes amigos se descobrem no prezinho ou na maturidade


O administrador Walter Pires Jr., 46, e a fonoaudióloga Gláucia Domingues, um ano mais nova que o amigo, se conheceram nos primeiros anos de escola e não se largaram mais. Fizeram peça de teatro juntos, filme amador em super-oito ("o famoso "Família Applecake'"), até análise fizeram juntos. É uma amizade em que o tempo de ver-se não é importante, diz Pires. Temporadas distantes só aumentam o prazer do reencontro, "puro deleite", diz Gláucia Domingues. Para Pires, a longevidade da amizade é explicada por uma mistura de emoção e inteligência, sempre permeada de carinho.

Nas longas e sólidas amizades, a diferença de idade não conta nada. Para o advogado José Gregori, 73, amigos mais jovens são um privilégio e prova de ter tido uma vida muito boa. "Recomendo a todos que vivam muito bem e ainda tenham esse adicional na velhice, que é um amigo jovem." Gustavo Hungaro, 44 anos mais novo, diz que seu vínculo com o advogado mais velho ultrapassou as fronteiras de idade e de trabalho para transformar-se numa amizade muito prazerosa.

Concepção de amizade ao longo do tempo

Antiguidade: principalmente na Grécia dos séculos 4º e 5º, a amizade era uma virtude a ser exaltada, parte da ética. Uma das mais importantes obras de referência sobre a amizade é justamente "Ética a Nicômano", de Aristóteles.

Idade Média: a amizade implicava demonstrações de coragem e lealdade, bem ilustrada na saga do rei Arthur e os cavaleiros da Távola Redonda. Fim do século 15: o descobrimento de outros mundos cria condições de compreender a amizade de novas formas, a possibilidade de tolerância e convivência com o diverso.

Mundo contemporâneo: a precariedade dos relacionamentos e a convivência obrigatória valorizam a amizade como um espaço privado sem ser solitário, no qual as pessoas podem manifestar suas subjetividades.

"Eu só sei que não importa o tempo ou o lugar... A concepção da amizade é o mesmo e tem que ser valorizada...

É a lealdade junto com a confiança

tendo como base o amor e

não o interesse.

E a conclusão que eu sempre trouxe comigo é que

Amigos são sempre poucos!"

Raposa Feminne


IARA BIDERMAN
FREE-LANCE PARA A FOLHA

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Michael Jackson..... figura cheia de mistérios, alma rica em talentos e dons. Recriou a música Pop, popularizou a dança de rua, antes vista com preconceito e reserva, marginalizada. Cantor, compositor, bailarinho e ...HUMANO! Sim, humano. Era gente como a gente. Cheio de dúvidas, incertezas, tristezas, alegrias, sentimentos, desencantos e encantos. Era uma criança grande, sofria da síndrome de Peter Pan, negava-se a crescer. Mas é bem compreensível, afinal mal teve uma infância. A carreira começou cedo e o pai, muito duro e rigoroso, até mesmo violento, obrigava os filhos a ensaios longos e duros. Era sensível e , como declaram as pessoas que conviveram mais perto dele, generoso, amigo carinhoso. Era também um grande profissional, correto, disciplinado e muito eficiente no que fazia. As suas obras o fazem imortal. A sua dança inigualável. Ele era sua música, sempre cheia de sentimentos e emoções. As letras falavam por ele. Como essa que escolhi para postar "Heal the World"
Heal the World (tradução)
Michael Jackson
Composição: Michael Jackson
"Pense nas gerações e elas dizem: Nós queremos fazer deste um lugar melhor para nossos filhos e para os filhos de nossos filhos. Para que eles saibam que este é um mundo melhor para eles; e pensem que podem fazer deste um lugar melhor."Há um lugar em seu coraçãoE eu sei que ele é o amorE nesse lugar pode serO mais brilhante amanhãE se você realmente tentarVocê irá descobrir que não precisa chorarNesse lugar você irá sentir que não há mágoa ou tristezaHá caminhos para chegar láSe você se importa muito com a vidaCrie um pequeno espaçoCrie um lugar melhorCure o mundoFaça dele um lugar melhorPara você e para mimE toda a raça humanaHá pessoas morrendoSe você se importa muito com a vidaFaça um lugar melhorPara você e para mimSe você quer saber por queExiste um amor que não pode mentirO amor é forteE só cuida das dádivas alegresSe nós tentarmos, nós veremosNesta felicidade nós não sentimosMedo ou receioParamos o existir e começamos a viverEntão sentimos que sempreBastante amor nos faz crescerEntão faça um mundo melhorFaça um mundo melhorCure o mundoFaça dele um lugar melhorPara você e para mimE toda a raça humanaHá pessoas morrendoSe você se importa muito com a vidaFaça um lugar melhorPara você e para mimE o sonho que nós concebemosRevelará um rosto alegreE o mundo que uma vez nós acreditamos Irá brilhar de novo em graçaEntão por que nós sufocamos a vida ?Ferimos esta Terra, crucificamos sua almaMas é claro ver...Que este mundo é divinoÉ a luz de DeusNós podemos voar tão altoNunca deixar nossas almas morreremEm meu coração eu sinto vocês todos meus irmãosCrie um mundo sem medosJuntos nós choraremos lágrimas de alegriaVeja as nações transformarem suas espadas em aradosNós poderíamos realmente conseguirSe você se importa muito com a vidaCrie um pequeno espaçoCrie um lugar melhorCure o mundoFaça dele um lugar melhorPara você e para mimE toda a raça humanaHá pessoas morrendoSe você se importa muito com a vidaFaça um lugar melhorPara você e para mimCure o mundoFaça dele um lugar melhorPara você e para mimE toda a raça humanaHá pessoas morrendoSe você se importa muito com a vidaFaça um lugar melhorPara você e para mimCure o mundoFaça dele um lugar melhorPara você e para mimE toda a raça humanaHá pessoas morrendoSe você se importa muito com a vidaFaça um lugar melhorPara você e para mimHá pessoas morrendoSe você se importa muito com a vidaFaça um lugar melhor para você e para mimHá pessoas morrendoSe você se importa muito com a vidaFaça um lugar melhor para você e para mimPara você e para mim(faça um lugar melhor)Para você e para mim(faça um lugar melhor)Para você e para mim(faça um lugar melhor)Para você e para mim(cure o mundo em que vivemos)Para você e para mim(guarde-o para nossas crianças)Para você e para mim(cure o mundo em que vivemos)Para você e para mim(guarde-o para nossas crianças)Para você e para mim(cure o mundo em que vivemos)Para você e para mim(guarde-o para nossas crianças)Para você e para mim(cure o mundo em que vivemos)Para você e para mim(guarde-o para nossas crianças)


Ceiça, 10/07/2009 - 11:10 h

sexta-feira, 1 de maio de 2009

02/05/2009 - 00:45 H

Noite....madrugada...sem sono.
Não é insônia, mas é que o sono está demorando a chegar, Então ligo a TV mas não vejo o que passa, apenas ouço.
Estou em frente ao notebook teclando. Aos poucos o sono vai chegando, os olhos começam a arder, a querer fechar. Tento escrever, mas a mente está vazia....coração está vazio...sem emoção.
Saudade...ahhhhhh...a saudade sim. Esta é minha companheira.
Sinto um frio de repente. ESTÁ CHOVENDO....
A rua está deserta, apenas escuto de vez em quando o barulho dos carros quando passam.
DIGITO....digito....os olhos começam a arder....um amigo me chama, outra amiga chama minha atenção. Estou com preguiça de conversar...então porque fico "on line"??!! Vai saber!!!!
Noite...chuva....sinto fome, vou na geladeira e como uma fruta. Saio do MSN, saio do orkut...
Mas não desligo o note. Me deixo ficar aqui olhando a tela...o brilho da tela...
Imagens se passam em minha mente...mensagens passam com uma velocidade que não consigo acompanhar nem capturar...melhor ir pra cama...mas já estou na cama!!!! Vou desligar o note então...amor..boa noite..onde quer que vc esteja....

sábado, 7 de março de 2009



Dia Internacional da mulher

Dia 08 de março foi eleito do dia internacional da mulher. Em 1977a ONU aprovou uma resolução que convidou todos os países a dedicar um dia, uma celebração dos direitos das mulheres e a paz internacional. E 8 de março tornou-se a data do reconhecimento.
Mas a história de luta pela liberdade, pelos direitos à vida digna, ao trabalho em condições iguais aos homens, foi marcada de sofrimentos, mortes. Conquistas às custas de sangue e suor, lutando contra a opressão machista, que nos violenta cotidianamente.
Escolho agora, alguns nomes que representam personalidades femininas de todos os tempos. Pessoas que realmente marcaram seu tempo. Os feitos e conquistas dessas mulheres já se confundem com a história da própria humanidade:
Marie Curie - maior cientista do século XX, ganhadora do prêmio Nobel de Física em 1903.
Isadora Duncan - representava a liberdade de expressão através da dança e revolucionou o balé moderno.
Golda Meir - primeira mulher a dirigir um país.
Helen Keler - americana cega, surda e muda, lutou pelas causas políticas e pelo direito de voto das mulheres.
Amélia Earhart - primeira mulher a cruzar o altântico pilotando um avião. Isso quando as mulheres sequer dirigiam carros.
Sarah Bernhatdt - revolucionou os padrões teatrais de sua época, mesmo depois de ter amputado uma das pernas.
Madre Tereza de Calcutá - professora que trabalhou em prol dos pobres, cegos e leprosos. Fundou asilos e, por sua bondade, ganhou o prêmio Nobel da Paz.Foi canonizada.
Eva Perón - primeira dama argentima. Por muitos considerada uma santa e cultuada até hoje como uma deusa em seu país.
Coco Chanel - estilista francesa que revolucionou a moda no século XX.Criou um estilo que é sucesso até hoje.
Lady Di - considerada uma princesa dos contos de fadas com o casamento com o Príncipe Charles, deu a volta por cima após o divórcio e brilhou com luz própria. Participou de temas sociais mundiais. Modelo, para muitos, de beleza e elegância.
Marilyn Momroe - o maior símbolo sexual de todos os tempos.
Margareth Tathcher - primeira mulher a tornar-se Chefe de Estado e exercer três mandatos seguidos. Conhecida como a "Dama de Ferro".
Valentina Terechkova - primeira cosmonauta do mundo a subir uma nave espacial e dar a volta 48 voltas ao redor da terra.
Jacqueline Kennedy - primeira dama dos EUA. Brilhou cheia de charme e elegãncia.


E as brasileiras (apenas algumas entre muitas):
Tarsila do Amaral - pintora
Maria Ester Bueno - tricampeã de tênis
Rachel de Queirós - primeira escritora a receber o fardão da Academia Brasileira de Letras, tornando-se imortal.
Cora Coralina - Mulher simples, doceira de profissão, tendo vivido longe dos grandes centros urbanos, alheia a modismos literários, produziu uma obra poética rica em motivos do cotidiano do interior brasileiro.
Leila Diniz - quebrou tabus de uma época em que a repressão dominava o Brasil, escandalizou ao exibir a sua gravidez de biquini na praia, e chocou o país inteiro ao proferir a frase: Transo de manhã, de tarde e de noite. Era uma mulher à frente de seu tempo, ousada e que detestava convenções. Foi invejada e criticada pela sociedade machista das décadas de 1960 e 1970.
Patrícia Rehder Galvão, conhecida pelo pseudônimo de Pagu, foi uma escritora e jornalista brasileira. Militante comunista, teve grande destaque no movimento modernista iniciado em 1922. Mulher avançada para os padrões da época, pois cometia algumas "extravagâncias" como fumar na rua, usar blusas transparentes, manter os cabelos bem cortados e eriçados e dizer palavrões.

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Eu...

sombra do que que fui
luz do que sou
espectro do que serei.

simples e complexa...
única e composta
às vezes tão simplesmente só...

só, me basto...
acompanhada, me revelo.

brilho, ardo, grito, gemo, espero....

sinto e quero....espero

desejo...nem sei o quê.
espero...nem sei porquê.
anseio, imploro...respiro, expiro.
Vivo!

(Ceiça, 08/02/09-SLZ)